Tendência: Conheça as vantagens do m-commerce para sua loja

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Você sabe o que é m-commerce? Em plena revolução móvel e com os consumidores cada vez mais conectados aos celulares e smartphones, é essencial que o seu negócio acompanhe essa tendência.

Em 2016, os celulares superaram o desktop nas buscas por produtos pela primeira vez. Essa tendência acompanha o hábito das pessoas estarem sempre com um smartphone nas mãos. Os aparelhos móveis passaram a participar de todas as etapas da jornada de compra dos consumidores, e a decisão pela compra depende da experiência que ele tem nessa realidade.

Apesar de parecer mais caro, investir em uma plataforma de m-commerce ajuda o seu negócio a acompanhar a realidade do consumidor, garantindo não só a lealdade nas compras, mas também a reputação de todo o seu negócio.

Vamos saber mais?

O QUE É O M-COMMERCE?

Uma abreviação para o termo mobile commerce, o m-commerce é uma plataforma de vendas feita especialmente para os dispositivos móveis e representa cerca de 27% das vendas eletrônicas feitas no Brasil.

Em uma ideia muito parecida com o e-commerce – comércio eletrônico feito para desktop – o m-commerce é voltado para melhorar a experiência do usuário, nas buscas e na compra de um produto. Para isso, foram desenvolvidas técnicas específicas de configuração e design – chamado de UX Design – que tem como objetivo melhorar cada vez mais o processo de compra.

Assim, o consumidor pode realizar suas compras em qualquer lugar, seja em casa, no ônibus ou no trabalho, com poucos cliques e sem gastar muito do pacote de dados móveis.

COMO O M-COMMERCE EVOLUIU PARA O QUE É HOJE?

Com o aumento do uso dos smartphones, em 2015 já era bem comum as buscas por produtos e lojas virtuais pelos celulares. Com isso, em abril de 2015 o Google anunciou uma série de mudanças nos algorítimos para o posicionamento de sites nas buscas móveis.

A prática chamada de mobile first ou mobile friendly ganhou corpo a partir daí e começou a influenciar na vida dos comerciantes virtuais. Os comércios online deveriam se converter ao m-commerce para continuarem tendo influencia no mercado digital.

Para ajudar os programadores, o Google então lançou uma ferramenta para auxiliar os designers e programadores da época. O Mobile Friendly Test – ou Teste de compatibilidade com dispositivos móveis – facilitou a vida de milhões de profissionais e ajudou a evoluir as práticas de programação.

Se hoje o m-commerce tem a forma que tem, devemos ao Google.

ALTOS CUSTOS DO M-COMMERCE? COMO LIDAR?

Mas para aproveitar essa oportunidade, você deve tentar reduzir ao máximo o atrito entre custos da plataforma e experiência do usuário.

Desde os designers, até os programadores, todos devem contribuir já no pré-projeto, para que a experiência do usuário seja a melhor possível desde a primeira vez.

Separamos aqui, as melhores e mais recomendadas práticas de UX design, utilizadas pelos maiores m-commerces do mundo, para te ajudar a lançar um aplicativo de sucesso.

Use a comunicação para reduzir a ansiedade
Seja indicando uma ação por meio de palavras, ícones ou uma animação, deixe claro o que o seu cliente/usuário precisa fazer. A comunicação aqui, se torna a chave para alavancar o sucesso do seu aplicativo de m-commerce.

TORNE A PÁGINA INICIAL A SUA VITRINE DE OFERTA DE PRODUTOS:
Algumas pesquisas mostram que a maioria dos compradores analisa a página inicial, de cima a baixo, para decidirem se continuam a compra ou não. Portanto, deixe claro as divisões de categorias, as promoções, as novidades….
Utilize listas de navegação, com um padrão de categorias grandes e, conforme as mercadorias, vai afunilando. Utilize imagens e ícones para reduzir a carga cognitiva do usuário durante a navegação.
Liste uma sessão de links e categorias de forma destacada na página inicial
FAÇA BOTÕES DESCRITIVOS
Tempo é um recurso escasso nos dispositivos móveis. Qualquer falha de carregamento ou demora, pode fazer o consumidor desistir de comprar com você. Você precisa observar a facilidade de carregamento de cada página do seu aplicativo, antes de colocá-lo no ar.
Os botões devem ser visíveis e com funções claras, informando o que o consumidor vai fazer a seguir.
Para melhorar a experiência dentro do m-commerce, é importante evitar botões com funções simples, como “voltar”, “avançar, “continuar” e “ir”. Tente descrever para onde o botão levará o consumidor, como “voltar para home”, “adicionar ao carrinho”, “fazer o checkout”, “finalizar a compra” e etc.
Quando possível, use a iconografia para descrever o caminho dos botões como, por exemplo, o uso de cadeados em áreas seguras.
INDICADORES DE AÇÃO ANIMADOS NO M-COMMERCE
Como no celular os sensores de toques são mais ambíguos, colocar indicadores de ação animados pode ser uma forma de melhorar a experiência do usuário. Essas ações reafirmam para o comprador a ação tomada e evita que produtos sejam adicionados ou retirados do carrinho por engano. Para isso, você pode adicionar indicadores de HTML e CSS para alcançar resultados mais rápidos.
Use efeito sutis, como uma mudança de cor ou de ícone, para não carregar o layout da página e causar um delay na ação.
UTILIZE O TEXTO PARA DEMONSTRAR BENEFÍCIO PARA OS COMPRADORES.
Você precisa apresentar para o seu cliente, constantemente, os motivos pelo qual ele deve comprar com você e não com o seu concorrente.
Certifique-se de que todos os formulários apresentem os benefícios. Inclua o contato no mailing promocional e certifique de avisar que os envios serão gratuitos.
DEMONSTRE SEGURANÇA PARA OS SEUS COMPRADORES.
Mostre para seus clientes que comprar pelo celular é tão seguro quanto comprar pelo computador. Para isso, é necessário se comunicar de várias formas diferentes, como utilizando a iconografia, colocando símbolos de página segura, parcerias com antivírus e etc.
Utilize ícones de bloqueio (cadeados), em tamanhos maiores que as palavras da página. Segundo o Google, isso aumenta a sensação se segurança do usuário.
Deixe claro que as informações de segurança de pagamento, como chaves de segurança, não ficam salvas no sistema.
SE O FRETE FOR GRATUITO, ENFATIZE ISSO EM UMA FAIXA SEPARADA COM CORES DIFERENTES
Segundo pesquisas, cerca de 61% dos clientes abandonam o carrinho após descobrir custos extras de envio. Utilize isso a seu favor e deixe claro as informações sobre frete e envio.
Coloque a opção de cálculo de frete antes do carrinho de compras, isso também evita o abandono de carrinho.
A experiência do usuário é o fator mais importante para o posicionamento do seu site nas plataformas de buscas. Quanto melhor a experiência, melhor seu site ficará ranqueado. 😉

Com informações: Blog OpenK

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