Sua empresa conta com emissor de MDF-e? Conheça e tire suas dúvidas

Compartilhar

Neste post falaremos sobre o Manifesto Eletrônico (MDF-e) – uma grande modernização para o setor de transporte e logística.  Conheça melhor essa realidade e tire suas dúvidas.

O que é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)?

Como o próprio nome sugere, o Manifesto Eletrônico é um documento emitido e armazenado eletronicamente, isto é, ele existe apenas em meio virtual — apesar de ser obrigatória a impressão do documento auxiliar, conhecido como DAMDFE.

Ele foi instituído em 2010 e, apesar de tornar-se obrigatório apenas em 2014, atualmente é válido em todo o território nacional e de emissão obrigatória sempre que há o transporte de mercadorias. Para que sua validade seja garantida, é necessária a assinatura digital do emitente e a autorização da SEFAZ.
Vale a pena mencionar que sua criação teve como objetivo desburocratizar o dia a dia no setor, substituindo o sistema impresso que vigorava até então. Além disso, ele vincula outros documentos ficais, como a NF-e e o CT-e.

Como o MDF-e é emitido?

Cada estado é responsável por definir as regulamentações específicas do uso da MDF-e, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária. Cabe assim, portanto, à Secretaria da Fazenda de cada estado definir as datas e as regras para que as empresas possam emitir esse documento.
Para realizar o seu cadastro junto ao órgão e passar a emitir esse documento eletrônico, é necessário ficar atento a pelo menos três itens:

Fazer um cadastro no CNE (Cadastro Nacional de Emissores);
Pedir credenciamento em todos os estados nos quais será preciso emitir o MDF-e;
Emitir a nota na Secretaria da Fazenda do seu estado.

Feito isso é hora de ter um software para essa função.

O Peggasus é um sistema que dispõe de sistema completo e preparado para emissão de documentos eletrônicos . O sistema fornece todo o auxilio eletrônico que a Sefaz exige. Além de dispor de equipe de suporte especializada  para atende-lo online, telefone ou em tempo real.

Sua empresa conta com emissor de MDF-e? Entre em contato com os nossos atendentes através do chat online ou telefone  (84- 3235-1800).

Comentários no Facebook