Entenda: Quais as vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico?

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Um bom sistema de ponto eletrônico pode evitar problemas com as jornadas de trabalho. Da mesma forma, é capaz de eliminar despesas com falhas nos lançamentos e as suas consequências mais comuns.

Por outro lado, a forma tradicional de controle de ponto era manual e mecânica. Consistia em um modelo que exigia muito manuseio de documentos como cartões, livros de ponto ou folhas de frequência dos colaboradores.

A tecnologia, então, trouxe facilidades e benefícios para esse setor da empresa. Acompanhe este post e conheça 5 vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico.

1. Facilidade de acompanhamento

O acompanhamento das rotinas de registro de ponto, assim como sua supervisão, passa a ser extremamente facilitado com a implantação do ponto eletrônico. A razão é simples: evitam-se as falhas humanas nos controles, ao mesmo tempo em que são reduzidas as necessidades de intervenção pessoal.

Desse modo, a tecnologia pode facilitar muito as coisas para o empresário. Assim, menos tempo é consumido com a correção de erros e com a necessidade de resolução de problemas que costumeiramente aparecem no registro de ponto.

2. Mais segurança para a empresa e os colaboradores

O ponto eletrônico confere muita segurança nos registros e nas informações, tanto para a empresa como para os seus colaboradores. Como os registros são eletrônicos e automáticos, todos os eventos se efetuam pelo próprio sistema.

Assim, horários de entrada e saída, trabalho em horas extraordinárias e ausência de marcação, entre outros, aparecem indicados nos relatórios emitidos. A eliminação da possibilidade de erro humano gera mais segurança para todos, sobretudo porque o sistema permite consulta online de todos os registros de ponto realizados pelo colaborador.

3. Geração de relatórios personalizados

Uma grande vantagem do ponto eletrônico é a possibilidade de o sistema gerar relatórios sobre registros executados e ausências de registro. Com esses relatórios, fica muito mais fácil e ágil a gestão das jornadas de trabalho e sua avaliação.

O empresário ou o responsável pelo setor de pessoal consegue visualizar com segurança o histórico registrado de cada colaborador. Na forma de dados tabulados ou gráficos, vão sendo construídos a cada dia os respectivos indicadores de desempenho.

Dessa maneira, os dados registrados sustentam as decisões que, por qualquer motivo, precisem ser tomadas após sua análise.

4. Melhor relação custo-benefício

As características do ponto eletrônico lhe conferem uma relação custo-benefício bem convidativa. Assim, as instalações do ponto eletrônico são muito simples e de dimensões reduzidas, ocupando um pequeno espaço na parede apenas, não exigindo uma área para sua implantação.

Além disso, não há necessidade de conexões de rede nem disponibilidade de computadores para o registro e acompanhamento. Todo registro e armazenamento das informações se dão no pequeno aparelho de ponto eletrônico.

Por outro lado, a economia de tempo resultante de sua utilização torna ainda mais vantajosa a opção pelo ponto eletrônico.

5. Maior facilidade nos procedimentos

Os diversos aspectos envolvidos com a gestão de ponto ficam facilitados pela tecnologia. Assim, a verificação e constatação das horas trabalhadas ou dos períodos de ausência, por exemplo, podem ser facilmente realizadas com os registros eletrônicos e a emissão de um simples relatório.

Além disso, qualquer dúvida pode ser esclarecida comparando-se os dados do relatório com os comprovantes emitidos pelo sistema para o colaborador. Essas facilidades podem reduzir a ocorrência de processos trabalhistas por questões de ponto.

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Com informações: Blog Pontomais 

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